Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que é Psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – que o sustenta, o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A principal parte do corpo humano que baseia o estudo da psicologia é o cérebro, e sobre ele ainda há muito que descobrir.

Já a psicoterapia é a busca do autoconhecimento, isto é oferece uma ampla percepção que o indivíduo tem de si mesmo, como de seu comportamento, pensamentos e sentimentos. Contudo, a busca da auto-observação não é fácil e muitas pessoas sofrem por não reconhecer os motivos de seu agir, pensar ou sentir. Isso faz com que o desconhecimento de si ocasione uma sensação de vazio, raiva ou até frustração.

A terapia tem como foco explorar a natureza do conflito e resolver os sintomas que ela produz, desta forma aliviando a ansiedade. Mas é importante dizer que a psicoterapia busca gerar informações para que a própria pessoa compreenda melhor suas características, potencialidades e limites, permitindo prevenir futuros problemas psicológicos como episódios depressivos, de ansiedade, stress, fobias, transtornos alimentares, etc.

Em psicoterapia há muitas especialidades conhecidas como abordagens ou linhas de trabalho, cada psicólogo ampliam seus conhecimentos na abordagem com a qual mais se identifica. Não há uma abordagem em psicologia considerada a melhor, todas são eficazes desde que aplicadas adequadamente por profissionais especializados.

__________________________________________________________________

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TRASSI TEIXEIRA M.L. (2002) Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

GABBARD, Glen O. Psiquiatria psicodinâmica na prática clínica. 4. ed. Trad. Hofmeister, M. R. S. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário