Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FALANDO SOBRE BULLYING


Que violência é essa?

O bullying, tratada hoje como uma síndrome, é uma violência já conhecida no mundo há 40 anos, os primeiros estudos foram nos Estados Unidos. No Brasil, iniciou a pouco mais de oito anos. Essa forma de humilhação caracteriza-se por atos físicos e psicológicos com indivíduos incapazes de se defender, causando sequelas até permanentes nas vitimas.

O termo em inglês quer dizer “valentão”, e vem fazendo parte do cotidiano de muitas escolas e da sociedade em geral. Começa com uma brincadeira, vai evoluindo, quando menos se espera, já passou para agressão.

As consequências desses atos podem ser sentidas ao longo da vida como angústia, tristeza, baixa autoestima, irritabilidade, raiva, instabilidade emocional, depressão, pânico.

Essa agressividade está relacionada a um sentimento de inferioridade que o agressor visualiza no agredido, contudo, esta inferioridade é do agressor, como não a aceita, livra-se dessa ideia passando-a para o outro. Assim o agressor torna-se forte, onipotente, pronto para destruir seu lado fraco.

O portador de bullying tem como característica mandar, dominar, sujeitar o outro a uma autoridade, através de ameaças como forma de autoaceitação e de atenção para si, além de que, possui uma dificuldade de expressar sua afetividade e de reconhecer o outro, e suas particularidades.

Dessa forma, o elege como um bode expiatório, que irá carregar a angustia do grupo, trazendo controle e estabilidade para um, e desiquilíbrio para outro.

Todos nos temos nosso lado ruim, nossas fraquezas, que muitas vezes evitamos relata-las, descreve-las. Entretanto, com o passar de nossas vidas elaboramos estratégias para maquiar essas imperfeições. O que espanta no bullying é o aumento do numero de casos de violência nas escolas, isso demonstra como está sendo a criação de nossas crianças. Muitas delas com baixa capacidade de suportar frustrações, por exemplo, crianças birrentas e mimadas, na qual há uma falta de limites, e falta de compreensão do outro. Isso leva a uma criança sem capacidade suportar suas imperfeições, seu lado negativo. Essa é uma situação que pais e escola devem trabalhar juntos para buscar e encontrar estratégias para que essas crianças possam elaborar essa angustia em si. Com o apoio da psicoterapia essa criança terá mais uma ferramenta em busca de segurança e estabilidade.

ALGUMAS CARACTERÍSTICA DE VITIMA DE BULLYING

Entre vários comportamentos da criança vítima do bullying, as mais marcantes são: baixo nível de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No campo da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na autoestima, stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão, e muitas vezes pensamentos e atos suicídio.

As vítimas de bullying devem buscar conscientização de como ela foi dominada pelos agressores, e perceber as estratégias perversas do seu agressor, assim fazendo com que ele passe a recusar o papel que lhe é proposto pelo agressor. Este aprendizado acarreta ao amadurecimento para enfrentar o agressor e tomar outros tipos de atitudes frente ao bullying.

Um comentário: